Analista de dados: o que faz e quanto ganha um Data Analyst

Nele, falamos como surgiu a profissão e o que faz um analista de dados, incluindo suas principais atividades. Outra habilidade muito importante é a comunicação clara e efetiva com outros profissionais da empresa. Desde as partes interessadas até outros times, saber transmitir os resultados das análises de dados é crucial para uma atuação satisfatória. Afinal, dados são, cada vez mais, recursos valiosos em uma organização e saber manejá-los de forma estratégica é essencial para direcionar empresas a tomarem decisões mais assertivas. Além da formação tradicional em instituições de ensino, uma tendência crescente é o acesso a cursos online e plataformas de aprendizado, que oferecem uma gama variada de cursos relacionados à análise de dados.

o que um analista de dados faz

O Analista de Dados serve como guardião dos dados de uma organização para que as partes interessadas possam entender os dados e usá-los para tomar decisões estratégicas de negócios. É uma função técnica mas que requer uma visão de negócio para ajudar os tomadores de decisão a compreenderem os resultados das análises. Elas também usam dados para identificar ineficiências e outros problemas de negócio que precisam ser resolvidos. Além disso, um analista curso de analista de dados de dados é responsável por interpretar os resultados da análise e fornecer insights acionáveis aos tomadores de decisão. Eles devem ser capazes de traduzir os aspectos técnicos da análise em recomendações estratégicas e acionáveis para a empresa. Isso envolve uma habilidade essencial de comunicação para apresentar os resultados em reuniões, redigir relatórios ou compartilhar visualizações de dados de forma compreensível para diferentes públicos.

Novas tecnologias e avanços

Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores, por exemplo, esse profissional pode ajudar uma empresa a entender melhor o perfil de seu público-alvo, otimizando campanhas de marketing e aumentando a satisfação do cliente. Um projeto bem executado que você realiza por conta própria pode ser uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades de análise de dados e impressionar os gerentes de contratação em potencial. Escolha algo que você realmente esteja interessado, faça uma pergunta sobre isso e tente responder a essa pergunta com dados. Documente sua jornada e apresente suas descobertas – lindamente visualizadas – com uma explicação clara de seu processo, destacando suas habilidades técnicas e criatividade. Com isso, você estará a frente de 90% dos candidatos para aquela tão sonhada vaga.

  • Ao explorarmos a essência dos dados, compreendemos que trata-se de representações simbólicas ou fatos que os sistemas de informações podem coletar, armazenar e processar.
  • Com experiência e atualização contínua das habilidades, um analista de ecommerce pode avançar para posições de gerência e liderança dentro de uma organização.
  • Em suma, tornar-se um analista de ecommerce exige uma diversidade de habilidades e um compromisso contínuo com o aprendizado e aperfeiçoamento.
  • O salário médio pode variar bastante dependendo da região e do porte da empresa, mas em média, um analista de ecommerce no Brasil pode esperar ganhar entre R$ 3.000 a R$ 6.000 por mês.
  • É uma função técnica mas que requer uma visão de negócio para ajudar os tomadores de decisão a compreenderem os resultados das análises.

A Análise de Dados por ser vista como o primeiro patamar de uma carreira triunfante no mundo da Ciência de Dados. Somente quem já estudou na Udemy conhece todas as vantagens oferecidas pela plataforma. Um dos maiores benefícios é exatamente para aqueles que ainda estão com “um pé atrás”.

Análise de Dados e Relatórios

Em adição as ferramentas já mencionadas, as indústrias estão começando a produzir aplicações mais específicas e sofisticadas para determinado setor para ajudar na análise de dados. Essas ferramentas variam desde de softwares de BI generalistas como Microsoft Power BI, até aplicativos de  visualização de dados e dashboarding como o Tableau. https://surgiu.com.br/2024/02/17/curso-de-analista-de-dados-como-bootcamp-da-tripleten-prepara-voce-para-o-mercado/ Eles também incluem produtos de nicho nos quais você só aprenderá se caso trabalhe em um campo específico. Por exemplo, Definitive Healthcare é uma plataforma de analytics feito especificamente para gerenciar dados relacionados à saúde. Uma vez que seu conjunto de dados esteja limpo e certinho, você está pronto pra começar a analisar!

Mesmo que a programação não seja o foco principal da função, ainda é uma parte importante da análise de dados. Com uma linguagem de programação, o analista de dados pode analisar dados com mais eficiência, criar painéis e aplicativos e executar testes estatísticos. É preciso aprender uma linguagem de programação em profundidade, como Python ou R, para trabalhar com grandes conjuntos de dados e ter mais controle e flexibilidade ao executar equações. A maioria das tarefas de análise de dados requer alguma habilidade em matemática e estatística. Embora não seja preciso necessariamente das habilidades matemáticas avançadas exigidas de um cientista de dados, o uso de fórmulas e operações será importante para o seu trabalho diário.

O que faz um analista de dados, afinal? Venha descobrir!

Sim Ítalo, seria ótimo para desenvolver habilidades práticas orientadas às necessidades do mercado de trabalho. Para ser um Cientista de Dados, acredito que o desenvolvimento em função do tempo como Analista de Dados é que seria predominante para um avanço maior. Em startups e outras pequenas organizações, não é incomum que um Analista de Dados assuma algumas das responsabilidades de modelagem preditiva ou tomada de decisão que, de outra forma, podem ser atribuídas a um Cientista de Dados. Normalmente, os Analistas de Dados trabalham com análise descritiva e diagnóstica e Cientistas de Dados com análise preditiva e prescritiva.

Consultas nesses sistemas estão em diversos momentos do dia a dia desse profissional. Já no início do século XXI, o uso de uma grande quantidade de dados se tornou indispensável para várias áreas do mercado. Isso possibilitou que profissionais que dominassem as técnicas de análise ou soubessem criar métodos fossem cada vez mais procurados. Desse modo, o analista de dados é o profissional responsável por cuidar desses dois tipos de análise, sabendo identificar os métodos mais adequados para realizar as tarefas. Desse modo, é quem interpreta, examina, trata e tira conclusões de um conjunto de informações.

Connect with us

Navigation

Updates